Comissão de Segurança Química e Biológica

Notícias

Comunicações Importantes

 

Abaixo encontram-se as "Regras Gerais de Segurança no Laboratório para alunos assinarem" (versão .doc para o ajuste do número de linhas). Esse documento deverá ser apresentado aos alunos, pelo docente responsável, sempre na primeira aula prática de todos os semestres, fazendo com que os alunos entendam a sua importância relacionada a segurança de todos. Pede-se que todos assinem o documento e o docente responsável guarde-o consigo.

 

Destaques

Objetivos da Comissão

 

1. Estabelecer ações para prevenir efeitos adversos a saúde e ao meio ambiente, relacionados às atividades desenvolvidas com produtos químicos e biológicos, desde a aquisição, manuseio, produção, armazenagem, transporte e descarte em nosso campus.

2. Adequar o campus Diadema às diversas normas e lei vigentes seguindo, principalmente, as políticas de Resíduos Sólidos (12/08/2015) e de Segurança Biológica (08/03/2017) determinadas pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental da Unifesp (DGA-Unifesp).

coluna3

Informações Sobre a Coleta de Resíduos

As coletas de resíduos químicos em nosso campus, pela empresa Saniplan, ocorrem duas vezes por ano. Os resíduos químicos gerados na Unidade José de Filippi poderão ser alocados, temporariamente, no depósito de resíduos químicos (prédio redondo). Esses resíduos poderão ser levados até o depósito, após serem devidamente identificados (com a etiqueta padrão), sempre na última sexta-feira dos meses, exceto no caso de feriados e no recesso entre natal e ano novo. O descarte desses resíduos químicos deverá ser sempre acompanhado por algum integrante da Comissão de Segurança Química e Biológica, através do contato por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que deverá ser feito e confirmado anteriormente.

Os resíduos químicos gerados na Unidade José Alencar deverão ser alocados, temporariamente, dentro dos respectivos laboratórios geradores, até que a empresa Saniplan recolha, devido a inexistência de um depósito externo temporário.

Os resíduos biológicos gerados em ambas as unidades do nosso campus devem ser descartados em sacos plásticos brancos, específicos para esse fim, após descontaminação, nos containers azuis, dispostos nas proximidades dos laboratórios geradores. Esses resíduos são recolhidos 3 vezes por semana, por intermédio de um empresa terceirizada contratada pela prefeitura de Diadema.

coluna4

Última Coleta de Resíduos Químicos

A última coleta de resíduos químicos em nosso campus foi realizada pela empresa Saniplan Engenharia e Serviços Ambientais Ltda, no dia 08 de novembro de 2018. Foram retirados 584 kg de resíduos químicos do prédio de pesquisa da Unidade José Alencar e 1478 kg da Unidade José de Filippi, com um custo de R$12,07 por kg de resíduo químico.

Total gasto: R$ 24.888,34

 

 

 

© 2013 - 2018 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp 
Rua Sena Madureira, n.º 1.500 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP: 04021-001 

 

Sobre o portal | Comunicar erros no site